quarta-feira, 2 de maio de 2012

A volta espetacular do livro perdido que eu queria tanto

Daniela Lepinsk Romio, jornalista viciada em leitura
Procurei durante anos por um livro que queria reler: Fundação II, que vem logo após a trilogia Fundação, de Isaac Asimov. É uma trilogia de cinco – tem os três primeiros livros (que já foram publicados de forma independente e também em um só) e mais dois. Dá pra ler só os três primeiros – mas a história só se fecha mesmo com esses últimos dois.
(Na verdade meeeesmo, são sete livros – mas os outros dois não são tão fundamentais para o entendimento da história - veja no fim do texto a lista completa.)
Só que Fundação II está esgotado na editora há anos. Anos! Consegui o primeiro (a trilogia original, de três mesmo). E consegui o quinto, graças aos contatos em sebos do namorado-ex-marido-que-na-época-era-marido. Mas nada do quarto livro. Só em inglês, mas aí ficava mais difícil de compartilhar.
Eis que, outro dia, procurando outro livro que não tem nada a ver com a paçoca ao longo das prateleiras da mesma livraria que eu freqüento há anos, o que é que pula na minha frente? O quê? O quê?! Fundação II. Parecendo livro de sebo, de tão velho. Primeira edição. A capa soltando. Eu nem acreditava, comecei a rir que nem besta. Ele estava lá esses anos todos, esperando por mim!
É claro que eu já tinha pesquisado no sistema da livraria e constava um – mas ninguém encontrava. Até me avisaram que quando consta um fica difícil de ter certeza se ele está lá mesmo, porque os livros mudam de lugar por conta própria. Com tantas estantes diferentes, eles se cansam da mesma vizinhança.
Mas o meu livro apareceu para mim! Aposto que se escondia quando alguma outra pessoa tentava pegá-lo, mas veio pulando de prateleira em prateleira até ficar na minha frente, fazendo exposição da figura. Agora está lá em casa, feliz da vida, entre os irmãos...
Para quem não conhece: Fundação é uma história de ficção científica. Mas não é qualquer ficçãzinha, não... é uma história grandiosa, belíssima, escrita por um grande pesquisador e que influenciou muito do que se vê hoje nos filmes (de Star Wars a Avatar), e antecipou alguns fenômenos atualíssimos em relação à disseminação e construção do conhecimento. É leitura de formação, que muda a forma de pensar a vida da gente. Internet? Wikipedia? Google Earth? Bluetooth? Redes sociais? Lá tem tudo isso e muito mais, direto dos anos 70 e 80...
Aviso desde já que não pertenço exclusivamente à 'turma do Asimov': sou fã, mas na minha estante tem Arthur Clarke e Carl Sagan também, todos lado a lado como bons companheiros que são. Gosto de ficção científica bem escrita e ponto. Meus filhos nasceram em 2001 e 2010 – quer coincidência mais legal? Só espero não morrer antes de 2065 (quem sabe chego a 3001?). Portanto, quem 'só gosta de Clarke' e torce o nariz pro Asimov pode confiar no que estou falando.
Para os que decidirem se aventurar, recomendo a sequência abaixo:
1 - Prelúdio para a Fundação (compensa ler antes da série, mas não é indispensável)
2- Fundação
3- A Fundação e o Império
4- Segunda Fundação
5- Fundação II
6- A Fundação e a Terra
7 - Crônicas da Fundação (compensa ler depois da série. Não faz parte da sequência, mas traz crônicas bacaninhas que ajudam a aplacar o gosto de quero mais que fica depois que a história acaba).
(Última dica: Pesquise em sebos online. No www.prateleiravirtual.com.br constam algumas referências até para Fundação II. Não, eu não tinha pesquisado lá antes. Dããã... Mas foi bom, porque me rendeu uma história muito mais legal!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário