terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Cuba, um blog e gente que dá vergonha

Sobre Cuba, pouco sei. Não confio em nenhuma notícia nem estatística oficial de um país onde não existe liberdade de expressão (não, não comparem com o Brasil!) e que fazia de seus cidadãos prisioneiros até outro dia.

Sobre Yoani Sánchez, também sei pouco, embora acompanhe sua história há alguns anos. Ela tem o meu apoio só por se insurgir, por falar, por expor faces da ilha cuja existência os fanáticos teimam em não reconhecer.

Mas estou cheia de gente grossa, que fica dando munição pras Vejas da vida.

Estou cheia de gente que enche a boca para defender Cuba sem ter, nunquinha, pisado na ilha. Que procura justificar os desmandos da ditadura de Fidel - mas sem abrir mão de celular, computador, internet, casa própria, cozinha planejada, carro bacaninha. Falo de Fidel porque, bem ou mal, Raul Castro está permitindo que se acendam lanterninhas dentro do túnel.

Estou com vergonha dessa gente que hostiliza sem dar chance ao diálogo.

Aos nostálgicos por Cuba, tenho uma sugestão: se lá é tão bom, se muda, cara. Faz a mala e vai para a ilha. Aqui, no Brasil, você será bem-vindo de volta, se se arrepender.

Mas pare com esse papel cretino de agredir a blogueira como se ela fosse o Renan Calheiros. É rude, é ridículo, é vexatório.

Daniela Lepinsk Romio, jornalista. E-mail: jornalista.daniela@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário